đ ïž Erro de ConexĂŁo na NFSE â Como corrigir no Internet Explorer – SOAP
Mensagem de erro:
“Uma conexĂŁo com o servidor nĂŁo pode ser estabelecida.”
Esse erro geralmente estå relacionado à forma como o navegador estå configurado para lidar com conexÔes seguras (protocolos SSL/TLS).
â Passo a passo para corrigir o problema
1. Abra o Internet Explorer
Mesmo que vocĂȘ nĂŁo o utilize para navegação, o Internet Explorer ainda influencia a comunicação de alguns sistemas e aplicativos Windows, especialmente os que acessam webservices como o da NFSE.
2. Acesse o menu de configuraçÔes
- Clique no Ăcone de engrenagem no canto superior direito (ou use o atalho
Alt + X). - Selecione “OpçÔes da Internet” no menu suspenso.
3. Abra a aba âAvançadasâ
- Na janela que abriu, clique na aba âAvançadasâ (Ășltima aba da direita).
- Role a tela até o final, onde ficam as configuraçÔes de segurança.
4. Habilite/Desabilite as opçÔes corretas
Agora vocĂȘ deve marcar ou desmarcar algumas opçÔes, conforme o sistema operacional do computador:
đ Para Windows 10:
â Marque (ative):
- Usar SSL 3.0
- Usar TLS 1.0
- Usar TLS 1.1
- Usar TLS 1.2
- Verificar revogação de certificado do servidor
- Verificar se hĂĄ assinaturas em programas baixados
- Verificar se hĂĄ certificados revogados do Editor
đ Para Windows 7:
â Marque (ative):
- Usar SSL 2.0
- Usar SSL 3.0
- Usar TLS 1.0
- Usar TLS 1.1
- Verificar revogação de certificado do servidor
- Verificar se hĂĄ assinaturas em programas baixados
- Verificar se hĂĄ certificados revogados do Editor
â Importante:
- Desmarque (desative) a opção:
- “Usar TLS 1.2”
Essa configuração é necessåria porque alguns sistemas em Windows 7 não suportam o TLS 1.2 corretamente, o que pode causar falhas de conexão com os servidores da NFSE.
5. Clique em âAplicarâ e depois em âOKâ
Isso vai salvar as mudanças que vocĂȘ fez nas configuraçÔes.
6. Reinicie o sistema ou o aplicativo
- Feche o Internet Explorer.
- Reinicie o sistema emissor da NFSE (ou reinicie o computador, se necessĂĄrio).
đ Explicação tĂ©cnica (resumida)
O erro ocorre quando o sistema emissor da NFSE tenta se conectar a servidores web usando padrÔes de segurança que não estão habilitados. Os protocolos SSL e TLS definem como essa conexão segura é feita. Se o protocolo exigido pelo servidor não estiver habilitado no Windows, a conexão falha.
Share this content: