Whatsapp Delivery

Whatsapp Delivery: Apresentação

Olá

Plataformas como iFood, Uber Eats, Rappi, Zé Delivery, Aiqfome e Delivery Much oferecem maneiras rápidas e práticas de vender na modalidade delivery. No entanto, essas plataformas cobram altas taxas sobre cada venda realizada pelo restaurante. Como alternativa a esses serviços de terceiros, oferecemos ambientes mobile e web dedicados à geração de pedidos delivery para clientes AtendeSmart.

O WhatsApp Delivery funciona de maneira semelhante. Ele se conecta à base web do cliente, disponibiliza os produtos cadastrados no AtendeSmart, captura os dados cadastrais do usuário e registra os pedidos na base web do AtendeSmart. Além disso, pelo WhatsApp, o sistema envia o link do cardápio, atualiza o status dos pedidos e dispara promoções.

Os pedidos capturados pela ferramenta são baixados para o banco de dados local, podendo ser manipulados pelo iFoodPanel e recebidos pelo PDVtouch, onde são gerados cupons fiscais e registrados no movimento de caixa.

Como a operação do WhatsApp Delivery ocorre dentro do ambiente AtendeSmart, é seguro realizar pedidos para testar a transmissão de dados, o recebimento e a impressão dos pedidos no ambiente do cliente. O impacto será o mesmo que fazer pedidos de teste diretamente no PDVtouch, sem gerar despesas ou custos adicionais, como ocorre nas demais plataformas.

O WhatsApp Delivery é 100% web e, diferentemente do WebDelivery, não exige a contratação de um domínio. Isso o torna multiplataforma e compatível com qualquer dispositivo que utilize um navegador, além de integrar-se ao iFoodPanel (DX) do PDV.

Esse sistema de delivery segue um padrão por cliente, sendo customizáveis apenas elementos como logo e cores, conforme a tela de dados do aplicativo. Para cada cliente, é desenvolvido um app que aponta para sua base do AtendeSmart.

Whatsapp Delivery: Configuração

No Atende, em Dados da empresa, precisamos informar o token do whatsapp, caso ainda não esteja disponível (claro, sem o token, os recursos do whatsapp não estarão disponíveis), basta informar qualquer valor no campo, no caso eu informei “000“. Após clicamos em Configurar Acesso, com isso o link é gerado automaticamente, e preenchemos os campos básicos como, Celular, Copyright, Telefones de atendimento e Descrição para horário de atendimento, e salvamos

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Ainda nos dados da empresa, necessário ter configurado o armazenamento das fotos

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Ainda no Atende, na tela de Dados app, informamos o Prazo de entrega, a Tabela de preço, Permite Retirar pedido na loja, Permite entregar no endereço, Valor mínimo,

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selecionamos a cor de fundo(template), enviamos o logotipo, a imagem de inicio, e o banner principal.

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Configuramos o horário de atendimento, para o informativo

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informamos o texto de apresentação para a tela de informações

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Com isso temos o app funcional e customizado

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Cadastro dos produtos

Existe apenas um controle no cadastro de produto, que envia ou retira produtos do App Delivery, Site Delivery e whatsapp delivery ao mesmo tempo:
Dentro do cadastro de produto > Guia Complementar > Menu Aplicativo > Parâmetro “Mostrar App: Sim/Não”. Marcando como “Sim”, o produto já aparece no App Delivery, Site Delivery e whatsapp delivery, com o mesmo nome e preço cadastrados no Atende.(whatsapp delivery não da suporte a fracionamento com o WebDelivery)

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Quando o pedido é feito, vai para o iFoodPanel e, ao confirmar, fica disponível no F6 do PDV.
O estoque do produto só é baixado quando o pedido é recebido no PDV.

interessante cadastrar a imagem no produto, use imagens até 150kb usando o ícone da câmera

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Fracionamento para Pizzas

No cadastro de produto do Atende, guia Complementar, menu Pizzaria/Alimentação, existe o parâmetro “Limite da Fração”.

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O número informado nesse parâmetro será o limite de fracionamento do produto.
EXEMPLO: Dentro do cadastro do produto PIZZA (produto principal da fração), preencher o parâmetro “Limite da Fração” com “2”, então o App Delivery e Site Delivery só permitirão vender Pizza com fração de até 2 sabores. Se preencher com o valor “3”, o App Delivery e Site Delivery permitirão vender Pizza com fração de 1, 2 ou até 3 sabores, etc.

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programar disponibilidade de produto por dia e horário.

Nos dados da empresa, ativar parâmetro Multi App,

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Após ativado nos dados da empresa, gerar tarefa para o Campos solicitando ativar esse módulo Multi App junto ao cliente, no intuito de ter o controle de produto no App por Dia e Horário.

Ainda nos dados da empresa, vamos no botão cadastrar aplicativos (esse botão só ira aparecer após a liberação do Campos no painel)

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Nesta tela cadastramos os app que o cliente possui, com atenção no ID/Codigo, pois usaremos estes para fazer o vinculo

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de volta na tela Dados app, informamos no agrupamento Delivery Whatsapp o ID# app: respectivo, no caso informei 3, que é o Whatsapp Delivery

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Dessa forma, podemos informar a disponibilidade do produto, de acordo com o aplicativo do cliente

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3 – Após ativado pela CWD, ensinar o cliente fazer o cadastro junto ao cadastro de produto – aba Complementar – Aplicativo – Mostrar App SIM e configurar os dias e horários.

Se DIA estiver marcado e HORARIO estiver em branco ( –:– ), o produto ficará disponível automaticamente das 00hs às 23h59 daquele dia.
Se DIA estiver desmarcado e HORARIO estiver preenchido, o produto não aparecerá no cardápio.

Vinculando formas de pagamento com o numerario

para App Delivery, Web Delivery e Whatsapp Delivery é necessário criar no ifoodpainel.INI dentro da chave [IFOOD] a correlação de numerários do Atende NUMERARIO_CONTROLE X CODIGO

Exemplo:

[iFood]
DIN=1
x =1

O x é o NUMERARIO_CONTROLE no Atende
O 1 é o CODIGO do numerário que é o mesmo que está no PDV

Fazer isso para todos os numerários que está no PDV a no APP do delivery

Os numerários no Atende possuem um código (que é alfanumérico, pode ser 1, 2, 3, A, b, X, etc…) e possuem um CONTROLE dentro do banco de dados.
Precisamos fazer uma ligação desses controles com seus respectivos códigos no ifoodpainel.ini – o que o sistema Web baixar descer para o iFoodPanel será o controle (numerário 738, por exemplo). O PDVtouch procurará no ifoodpainel.ini qual código do numerário corresponde ao controle 738.
1 normalmente é DINHEIRO no Atende dos clientes, então:

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Esse padrão abaixo deve funcionar com uma base padrão do atende (com na imagem acima)

Copie o código abaixo e cole no final do Config.ini, referente aos numerários para App Delivery e Site Delivery:

[iFood]
1=1
2=2
3=3
4=4
5=5
6=6
ALELO/MEAL_VOUCHER=6
Ame Digital=
AMEX/CREDIT=3
BANK_DRAFT/BANK_DRAFT=
BANRICOMPRAS/CREDIT=3
BANRICOMPRAS/DEBIT=2
Boleto=
Caixa Tem=2
CASH/CASH=1
Cheque=
Crédito – American Express=3
Crédito – Banescard=3
Crédito – Diners=3
Crédito – Elo=3
Crédito – Hipercard=3
Crédito – Mastercard=3
Crédito – Visa=3
Débito – Banescard=3
Débito – Banrisul=3
Débito – Elo=3
Débito – Mastercard=3
Débito – Visa=3
Desconto=
DINERS/CREDIT=3
Dinheiro=1
ELO/CREDIT=2
ELO/DEBIT=2
GOODCARD/CREDIT=3
GREEN CARD/MEAL_VOUCHER=6
HIPERCARD/CREDIT=3
Máquina de Cartão=3
MASTERCARD/CREDIT=3
MASTERCARD/DEBIT=2
NUGO/CREDIT=3
NUTRICARD/MEAL_VOUCHER=6
Pagamento Parcelado=3
PagSeguro=4
PayPal=4
PicPay=4
Pix=4
REFEISUL/MEAL_VOUCHER=6
SODEXO/MEAL_VOUCHER=6
TICKET RESTAURANTE/MEAL_VOUCHER=6
Transferência Bancária=4
Vale – Alelo Refeição=6
Vale – Ben Visa Vale Alimentação=6
Vale – Ben Visa Vale Refeição=6
Vale – Comprocard=6
Vale – Green Card=6
Vale – LeCard=6
Vale – Policard=6
Vale – Sodexo=6
Vale – Ticket Restaurante=6
Vale – UP Brasil=6
VALE – VALE CARD/MEAL_VOUCHER=6
Vale – Vale Mais=6
Vale – VeroCard=6
Vale – Vr Refeição=6
Vale – Vr Smart=6
Vale Card=6
VERDECARD/CREDIT=3
VEROCARD/MEAL_VOUCHER=6
VISA REFEIÇÃO/MEAL_VOUCHER=6
VISA/CREDIT=3
VISA/DEBIT=2
Voucher – Cartão Pré-pago=3
VR/MEAL_VOUCHER=6
Numerario padrao=1
Numerario padrao recebimento IFOOD=2
Numerario desconto padrao=d
Numerario taxa adicional=s

função para controle de entregas por distância (KM)

nova funcionalidade controle de entregas no DELIVERY por distância – KM.

O CEP base para calculo de distância é o CEP no endereço do estabelecimento, nos DADOS DA EMPRESA.

Dentro de Cadastros > Dados App, marcar Validar entrega por KM = SIM.

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Dentro de Cadastros > Transp Faixa de Peso, cadastrar pelo menos 1 faixa de peso (eu costumo cadastra até 99 kg por padrão).

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Dentro de Cadastros > Transp Faixa de CEP, cadastrar as distâncias atendidas de acordo com os valores cobrados pelo estabelecimento.

Eu costumo cadastrar em todas a faixa de CEP inicial 00000000 até CEP final 99999999.

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Utilizando validação de entrega por KM, o sistema validará o endereço do comprador em 2 etapas… faixa de CEP é a primeira etapa, cadastro essa faixa genérica para facilitar o trabalho do administrador da loja, o sistema validará a entrega pelo segundo critério “distância”.

Nessa tela, cadastrar a distância máxima desejada (em metros, por exemplo até 3KM deve ser preenchido o valor 3000 no campo Distância em metros).

Quando o usuário acessar o WebDelivery, App Delivery ou whatsapp Delivery e digitar seu CEP, o software vai validar em duas etapas:
–  Consultar se esse CEP está dentro do intervalo de CEPs cadastrado no sistema (00000-000 até 99999-999).
– Consultar uma API que lerá o CEP do restaurante (endereço dados da empresa) comparará com o CEP digitado pelo usuário como destino e responderá a distância em metros… o Atende validará com as distâncias em metros cadastradas no módulo Transp Faixa de CEP; se estiver dentro da distância, permitirá transmitir o pedido; se a distância retornada na API foi maior que o cadastrado, recusará.

Instalação e configuração

Para que as vendas feitas no celular possam ser integradas no PDV é necessário o Ifood Panel.

Como configurar?

1º Dentro da pasta onde se encontra o IfoodPanel

2º Abra o Ifood Panel e deixe assinalado em Plataformas –> App Mobile
3º Confira a API App Mobile –> URL: https://www.atendesmart.com.br/sistema/comanda/app/sinc/
4º Clique no botão “Iniciar”
5º Abra o Ifood Panel para aguardar os pedido feito no celular.

Fazendo o pedido Whatsapp Delivery

Abra o link instalado no celular, faça o login. A tela inicial já ira exibir os produtos visualizar os produtos disponíveis para compra no aplicativo. Observação: Para que um produto apareça no aplicativo é necessário que no Atende o seu cadastro tenha a opção Mostrar App –> SIM
Selecione o produto, no caso iremos de pizza 2 sabores,

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Selecione os dois sabores

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Selecione o complemento, no caso massa e borda

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acesse a sacola, e selecione entrega ou retira

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Confirme se retira ou entrega

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confirme a forma de pagamento

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envie o pedido e acompanhe pelo status na tela

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