Whatsapp Delivery
Whatsapp Delivery: Apresentação
Olá
Plataformas como iFood, Uber Eats, Rappi, Zé Delivery, Aiqfome e Delivery Much oferecem maneiras rápidas e práticas de vender na modalidade delivery. No entanto, essas plataformas cobram altas taxas sobre cada venda realizada pelo restaurante. Como alternativa a esses serviços de terceiros, oferecemos ambientes mobile e web dedicados à geração de pedidos delivery para clientes AtendeSmart.
O WhatsApp Delivery funciona de maneira semelhante. Ele se conecta à base web do cliente, disponibiliza os produtos cadastrados no AtendeSmart, captura os dados cadastrais do usuário e registra os pedidos na base web do AtendeSmart. Além disso, pelo WhatsApp, o sistema envia o link do cardápio, atualiza o status dos pedidos e dispara promoções.
Os pedidos capturados pela ferramenta são baixados para o banco de dados local, podendo ser manipulados pelo iFoodPanel e recebidos pelo PDVtouch, onde são gerados cupons fiscais e registrados no movimento de caixa.
Como a operação do WhatsApp Delivery ocorre dentro do ambiente AtendeSmart, é seguro realizar pedidos para testar a transmissão de dados, o recebimento e a impressão dos pedidos no ambiente do cliente. O impacto será o mesmo que fazer pedidos de teste diretamente no PDVtouch, sem gerar despesas ou custos adicionais, como ocorre nas demais plataformas.
O WhatsApp Delivery é 100% web e, diferentemente do WebDelivery, não exige a contratação de um domínio. Isso o torna multiplataforma e compatível com qualquer dispositivo que utilize um navegador, além de integrar-se ao iFoodPanel (DX) do PDV.
Esse sistema de delivery segue um padrão por cliente, sendo customizáveis apenas elementos como logo e cores, conforme a tela de dados do aplicativo. Para cada cliente, é desenvolvido um app que aponta para sua base do AtendeSmart.
Whatsapp Delivery: Configuração
No Atende, em Dados da empresa, precisamos informar o token do whatsapp, caso ainda não esteja disponível (claro, sem o token, os recursos do whatsapp não estarão disponíveis), basta informar qualquer valor no campo, no caso eu informei “000“. Após clicamos em Configurar Acesso, com isso o link é gerado automaticamente, e preenchemos os campos básicos como, Celular, Copyright(“Sistema Atende Smart desenvolvido por CWD Internet – All Rights Reserved”), Telefones de atendimento e Descrição para horário de atendimento(“Seg a Sex: 09hrs às 17hrs”), e salvamos (temporariamente, até o RAFAEL subir os arquivos para o servidor1, será necessário acessar o servidor2, e tbm clicar no “Configurar Acesso” e “Salvar“)

Após ativado nos dados da empresa, gerar tarefa para o Campos solicitando ativar esse módulo Multi App no painel do Campos, no intuito de ter o controle de produto no App por Dia e Horário.
Ainda nos dados da empresa, vamos no botão cadastrar aplicativos (esse botão só ira aparecer após a liberação do Campos no painel)

Ainda nos Dados da empresa, confirmar se a hospedagem das imagens da loja virtual esta habilitada, caso contrario solicitar o Gilmar/Dario (em caso de multilojas, as filiais ficam com “Somente visualizar”)

Ainda no Atende, na tela de Dados app, informamos o Prazo de entrega, a Tabela de preço, Permite Retirar pedido na loja, Permite entregar no endereço, Valor mínimo,

selecionamos a cor de fundo(template), enviamos o logotipo, a imagem de inicio, e o banner principal.

Configuramos o horário de atendimento, para o informativo

informamos o texto de apresentação para a tela de informações

Com isso temos o app funcional e customizado

Cadastro dos produtos
Existe apenas um controle no cadastro de produto, que envia ou retira produtos do App Delivery, Site Delivery e whatsapp delivery ao mesmo tempo:
Dentro do cadastro de produto > Guia Complementar > Menu Aplicativo > Parâmetro “Mostrar App: Sim/Não”. Marcando como “Sim”, o produto já aparece no App Delivery, Site Delivery e whatsapp delivery, com o mesmo nome e preço cadastrados no Atende.(whatsapp delivery não da suporte a fracionamento com o WebDelivery)

Quando o pedido é feito, vai para o iFoodPanel e, ao confirmar, fica disponível no F6 do PDV.
O estoque do produto só é baixado quando o pedido é recebido no PDV.
interessante cadastrar a imagem no produto, recomendamos imagens até 150kb para melhor enquadramento, mas o tamanho é livre, pois o sistema agora auto redimensiona a imagem usando o ícone da câmera (se o item da câmera não estiver aparecendo, confirmar com se a hospedagem as imagens esta corretamente configurada)
também é possível incluir imagens nos grupos e subgrupos, para tanto confirmar se o parâmetro esta habilitado


Fracionamento para Pizzas
No cadastro de produto do Atende, guia Complementar, menu Pizzaria/Alimentação, existe o parâmetro “Limite da Fração”.

O número informado nesse parâmetro será o limite de fracionamento do produto.
EXEMPLO: Dentro do cadastro do produto PIZZA (produto principal da fração), preencher o parâmetro “Limite da Fração” com “2”, então o App Delivery e Site Delivery só permitirão vender Pizza com fração de até 2 sabores. Se preencher com o valor “3”, o App Delivery e Site Delivery permitirão vender Pizza com fração de 1, 2 ou até 3 sabores, etc.

programar disponibilidade de produto por dia e horário.
Nos dados da empresa, ativar parâmetro Multi App, e salvar

Nesta tela cadastramos os app que o cliente possui, com atenção no ID/Codigo, pois usaremos estes para fazer o vinculo

de volta na tela Dados app, informamos no agrupamento Delivery Whatsapp o ID# app: respectivo, no caso informei 3, que é o Whatsapp Delivery

Dessa forma, podemos informar a disponibilidade do produto, de acordo com o aplicativo do cliente

3 – Após ativado pela CWD, ensinar o cliente fazer o cadastro junto ao cadastro de produto – aba Complementar – Aplicativo – Mostrar App SIM e configurar os dias e horários.
Se DIA estiver marcado e HORARIO estiver em branco ( –:– ), o produto ficará disponível automaticamente das 00hs às 23h59 daquele dia.
Se DIA estiver desmarcado e HORARIO estiver preenchido, o produto não aparecerá no cardápio.
A Partir De – Produto com preços diferentes conforme tamanho / porção ( complementos ).
Imagine que o restaurante queira oferecer o produto Refeição em 3 tamanhos diferentes:
– Almoço 1 PESSOA: R$ 15,00
– Almoço 2 PESSOAS: R$ 22,00
– Almoço 3 PESSOAS: R$ 30,00
Ao invés de cadastrar 3 produtos avulsos, podemos cadastrar o produto Almoço e trabalhar com complementos que adicionam/aumentam seu valor.
– Cadastrar o Produto Almoço, informar o preço Padrão como R$ 0,00;
– Criar 3 novos produtos, seus nomes serão 1 PESSOA, 2 PESSOAS e 3 PESSOAS

Imprescindível que o grupo de complemento esteja habilitado no PDV, para evitar que o produto almoço seja vendido com o valor ZERADO
– E na aba Complementar –> Pizzaria/Alimentação, marcar o parâmetro “Complemento = SIM”;

– No módulo Cadastros –> Tabelas –> Complementos, criar um novo GRUPO DE COMPLEMENTO onde o mesmo terá os limites mínimo = 1 (não é possível solicitar 1 marmita sem informar pelo menos 1 tamanho);

– No produto principal Almoço, acessar a aba Complemento e vincular os produtos 1 PESSOA, 2 PESSOAS e 3 PESSOAS, juntamente ao grupo.

– Almoço 1 PESSOA, o preço será R$ 15,00.
– Almoço 2 PESSOAS o preço será R$ 22,00.
– Almoço 3 PESSOAS o preço será R$ 30,00;
Quando o usuário acessar o app, verá a informação A PARTIR DE (a partir do menor preço cadastrado no complemento). Ao selecionar o produto, o usuário deverá confirmar o tamanho que deseja.

Dessa forma, o cliente pode usar o mesmo produto tanto para cadastro PDV quanto para operações de Delivery.

Vinculando formas de pagamento com o numerario
para App Delivery, Web Delivery e Whatsapp Delivery é necessário criar no ifoodpainel.INI dentro da chave [IFOOD] a correlação de numerários do Atende NUMERARIO_CONTROLE X CODIGO
Exemplo:
[iFood]
DIN=1
x =1
O x é o NUMERARIO_CONTROLE no Atende
O 1 é o CODIGO do numerário que é o mesmo que está no PDV
Fazer isso para todos os numerários que está no PDV a no APP do delivery
Os numerários no Atende possuem um código (que é alfanumérico, pode ser 1, 2, 3, A, b, X, etc…) e possuem um CONTROLE dentro do banco de dados.
Precisamos fazer uma ligação desses controles com seus respectivos códigos no ifoodpainel.ini – o que o sistema Web baixar descer para o iFoodPanel será o controle (numerário 738, por exemplo). O PDVtouch procurará no ifoodpainel.ini qual código do numerário corresponde ao controle 738.
1 normalmente é DINHEIRO no Atende dos clientes, então:

Esse padrão abaixo deve funcionar com uma base padrão do atende (com na imagem acima)
Copie o código abaixo e cole no final do Config.ini, referente aos numerários para App Delivery e Site Delivery:
[iFood]
1=1
2=2
3=3
4=4
5=5
6=6
ALELO/MEAL_VOUCHER=6
Ame Digital=
AMEX/CREDIT=3
BANK_DRAFT/BANK_DRAFT=
BANRICOMPRAS/CREDIT=3
BANRICOMPRAS/DEBIT=2
Boleto=
Caixa Tem=2
CASH/CASH=1
Cheque=
Crédito – American Express=3
Crédito – Banescard=3
Crédito – Diners=3
Crédito – Elo=3
Crédito – Hipercard=3
Crédito – Mastercard=3
Crédito – Visa=3
Débito – Banescard=3
Débito – Banrisul=3
Débito – Elo=3
Débito – Mastercard=3
Débito – Visa=3
Desconto=
DINERS/CREDIT=3
Dinheiro=1
ELO/CREDIT=2
ELO/DEBIT=2
GOODCARD/CREDIT=3
GREEN CARD/MEAL_VOUCHER=6
HIPERCARD/CREDIT=3
Máquina de Cartão=3
MASTERCARD/CREDIT=3
MASTERCARD/DEBIT=2
NUGO/CREDIT=3
NUTRICARD/MEAL_VOUCHER=6
Pagamento Parcelado=3
PagSeguro=4
PayPal=4
PicPay=4
Pix=4
REFEISUL/MEAL_VOUCHER=6
SODEXO/MEAL_VOUCHER=6
TICKET RESTAURANTE/MEAL_VOUCHER=6
Transferência Bancária=4
Vale – Alelo Refeição=6
Vale – Ben Visa Vale Alimentação=6
Vale – Ben Visa Vale Refeição=6
Vale – Comprocard=6
Vale – Green Card=6
Vale – LeCard=6
Vale – Policard=6
Vale – Sodexo=6
Vale – Ticket Restaurante=6
Vale – UP Brasil=6
VALE – VALE CARD/MEAL_VOUCHER=6
Vale – Vale Mais=6
Vale – VeroCard=6
Vale – Vr Refeição=6
Vale – Vr Smart=6
Vale Card=6
VERDECARD/CREDIT=3
VEROCARD/MEAL_VOUCHER=6
VISA REFEIÇÃO/MEAL_VOUCHER=6
VISA/CREDIT=3
VISA/DEBIT=2
Voucher – Cartão Pré-pago=3
VR/MEAL_VOUCHER=6
Numerario padrao=1
Numerario padrao recebimento IFOOD=2
Numerario desconto padrao=d
Numerario taxa adicional=s
Lembrando que ira aparecer no delivery somente os numerários definidos para mostrar no app

função para controle de entregas por distância (KM)
nova funcionalidade controle de entregas no DELIVERY por distância – KM.
O CEP base para calculo de distância é o CEP no endereço do estabelecimento, nos DADOS DA EMPRESA.
Dentro de Cadastros > Dados App, marcar Validar entrega por KM = SIM.

Dentro de Cadastros > Transp Faixa de Peso, cadastrar pelo menos 1 faixa de peso (eu costumo cadastra até 99 kg por padrão).


Dentro de Cadastros > Transp Faixa de CEP, cadastrar as distâncias atendidas de acordo com os valores cobrados pelo estabelecimento.
Eu costumo cadastrar em todas a faixa de CEP inicial 00000000 até CEP final 99999999.
caso o campo DISTANCIA EM METROS não apareça habilite no dados do app e salve, faça logoff e entre novamente

e na aba seguinte determine o valor


Utilizando validação de entrega por KM, o sistema validará o endereço do comprador em 2 etapas… faixa de CEP é a primeira etapa, cadastro essa faixa genérica para facilitar o trabalho do administrador da loja, o sistema validará a entrega pelo segundo critério “distância”.
Nessa tela, cadastrar a distância máxima desejada (em metros, por exemplo até 3KM deve ser preenchido o valor 3000 no campo Distância em metros).
Quando o usuário acessar o WebDelivery, App Delivery ou whatsapp Delivery e digitar seu CEP, o software vai validar em duas etapas:
– Consultar se esse CEP está dentro do intervalo de CEPs cadastrado no sistema (00000-000 até 99999-999).
– Consultar uma API que lerá o CEP do restaurante (endereço dados da empresa) comparará com o CEP digitado pelo usuário como destino e responderá a distância em metros… o Atende validará com as distâncias em metros cadastradas no módulo Transp Faixa de CEP; se estiver dentro da distância, permitirá transmitir o pedido; se a distância retornada na API foi maior que o cadastrado, recusará.
Instalação e configuração
Para que as vendas feitas no celular possam ser integradas no PDV é necessário o Ifood Panel.
Como configurar?
1º Dentro da pasta onde se encontra o IfoodPanel
2º Abra o Ifood Panel e deixe assinalado em Plataformas –> App Mobile
3º Confira a API App Mobile –> URL: https://www.atendesmart.com.br/sistema/comanda/app/sinc/
4º Clique no botão “Iniciar”
5º Abra o Ifood Panel para aguardar os pedido feito no celular.

Fazendo o pedido Whatsapp Delivery
Abra o link instalado no celular, faça o login. A tela inicial já ira exibir os produtos visualizar os produtos disponíveis para compra no aplicativo. Observação: Para que um produto apareça no aplicativo é necessário que no Atende o seu cadastro tenha a opção Mostrar App –> SIM
Selecione o produto, no caso iremos de pizza 2 sabores,

Selecione os dois sabores

Selecione o complemento, no caso massa e borda

acesse a sacola, e selecione entrega ou retira

Confirme se retira ou entrega

confirme a forma de pagamento

envie o pedido e acompanhe pelo status na tela

é possível colocar um breve texto no produto, como mostro na imagem abaixo

esse texto é exibido no delivery

Share this content: